sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Temporada de civismo partidário

Um ano antes de cada eleição quem tem interesse em se candidatar deve estar formalmente filiado aos seus respectivos partidos políticos. Ou seja, se você tem vontade de se candidatar a vereador ou prefeito nas próximas eleições municipais tem até o final do mês de setembro para se filiar ao PDT, de acordo com a legislação eleitoral.
Como todos sabem uma eleição vai muito além da vontade de um cidadão se tornar candidato. É obrigatória a filiação a um partido político e, depois que estiver filiado, precisa convencer seus pares para receber a legenda partidária, ou seja, a autorização da convenção da agremiação para poder se candidatar.
Esses requisitos transformam toda e qualquer eleição numa decisão do conjunto organizado da sociedade, ou seja, os partidos políticos, que têm regras internas próprias para aceitar, motivar e se integrar às campanhas de seus candidatos.
O principal critério que o PDT adota para a escolha de seus futuros candidatos é se tratar de um candidato ou uma candidata ficha limpa. Além disso, queremos lideranças vinculadas com suas comunidades de maneira continuada e ao longo dos anos. Pois, ao elegermos um vereador ou prefeito com vinculação cidadã com o bairro e a cidade onde mora, ficará mais fácil cobrar eficiência do mandato.
Infelizmente, temos tido experiências desagradáveis ao longo dos anos e das eleições. A partir desta época do ano começam a pipocar candidatos. E muitos se apresentam como os salvadores da pátria.
E, infelizmente, não é bem assim. Basta uma pesquisa mais aprofundada e você descobrirá que tem candidato em busca de um emprego para ele e para seus apaniguados, em vez de se entregar de corpo e alma à coisa pública.
Para fazer frente aos oportunistas, no PDT estamos sempre de portas abertas para as lideranças populares. Gente que já provou seu valor e tem como fiadores suas entidades associativas ou de classe.
E sendo ou não candidato nas próximas eleições nos interessa, sempre, o ingresso dos cidadãos e cidadãs às fileiras do PDT. Porque, para nós partido se faz com muito debate, muita integração e respeito aos pontos de vista de cada um dos seus membros. É a maneira de ampliarmos nossa presença junto à comunidade e melhorar nossa vinculação com os bairros e vilas da nossa cidade.
Portanto, se você quer ser candidato ou candidata venha para o PDT bater um papo com a gente. Se quer ter voz ativa nas eleições do ano que vem, se filie e participe das reuniões do PDT. Porque vai depender de nós quem a gente aprova nas convenções. E só quem estiver com a legenda do PDT poderá se tornar, de fato, um candidato.
Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário