terça-feira, 23 de agosto de 2011

O milagre da segurança pública

Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André

A gente só acredita de verdade mesmo na democracia quando os políticos nos provam, na prática, o que nos parecia impossível conseguir.
Foi assim com o Plano Real. Com Itamar e Fernando Henrique Cardoso nas linhas de frente, com URV e muita determinação, fizeram o milagre de controlar a inflação. Resultado: elegemos FHC presidente duas vezes.
Até que seu governo se acomodou nos braços das elites locais e internacionais e apostou num discurso que tangenciava nossas esperanças e fomos buscar novos milagres políticos em Luiz Inácio Lula da Silva.
ex-metalúrgico, ex-sapo barbudo, apelido dado por Leonel Brizola, consolidou um governo que fez avançar o que era tabu no Brasil: nos brindou com uma relativa e animadora distribuição de riqueza.
Lula foi tão eficiente que hoje até trabalhador anda de carro próprio e de avião. Manteve a inflação sobre controle e arrumou emprego de carteira assinada para todo mundo. A gratidão do povo brasileiro se manifestou. Elegemos Lula duas vezes, como fizemos com FHC. E ainda colocamos no Palácio do Planalto a sucessora indicada por ele.
Estamos precisando de mais dois ou três milagres. Um deles, que sempre insistimos é a questão da Segurança Pública, pois para torná-la razoavelmente eficiente requer políticos de grande envergadura e coragem.
Sabemos das dificuldades. Segurança Pública é muito mais do que colocar polícia nas ruas. Já tentaram essa saída fácil e não funcionou. Nem mesmo na época da ditadura. Como não funcionaram os planos econômicos de Collor e Sarney.
É necessário reorganizar a segurança pública, melhorar os salários e, ao mesmo tempo, extirpar os focos de corrupção e de prepotência policial. Agilizar e humanizar a Justiça e parar de prender só preto e pobre.
Conseguiríamos, assim, aproximar o aparelho de segurança pública das almas cidadãs. E os policiais não precisariam mais se envergonhar do uniforme, pois seriam também abraçados e respeitados nas vilas, ônibus e padarias.
O milagre político de se equacionar a Segurança Pública ocorreria. Mas quem seria o político que se encaixaria nesta tarefa?
O PDT tem os quadros. Temos Christovam Buarque, temos Paulinho da Força, temos Raimundo Salles, temos Cícero Martinha.
Só falta a gota d’água que é você e sua participação. Venha nos ajudar a fazer o milagre da segurança pública no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário