quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Educação é oportunidade

Temos o orgulho de ser um dos poucos partidos políticos brasileiros que tem a Educação como seu diferencial de mobilização e, principalmente, de atuação política.
Todos que se aproximam do PDT guardam na memória a atuação de Leonel Brizola e de Darcy Ribeiro a favor da Educação com a criação dos Cieps, com escola integral pela primeira vez no Brasil.
Temos também o senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque, que se notabilizou, quando governou o Distrito Federal, por estabelecer a Bolsa Escola e a Poupança Escola.
Ou seja, de todos os lados que avaliamos o PDT encontramos a Educação pulsando no partido, mobilizando seus diretórios, incentivando seus dirigentes a educar para gerar oportunidades.
Os cidadãos brasileiros, independente do status social, sabem da importância de se investir na Educação. Quando sobra o primeiro dinheirinho, as famílias trabalhadoras correm para melhorar a qualidade da escola dos filhos, gastam na compra de livros, computadores e aulas de inglês.
Não é mania consumista. Nada disso. É a consciência de que ao colocar os filhos e filhas em melhores escolas que estamos melhorando as oportunidades que eles e elas terão no futuro.
Infelizmente, o Estado brasileiro ainda não vê a Educação como essencial para gerar e garantir novas oportunidades. Ainda somos vítimas da destruição que a ditadura militar fez com nossas escolas.
As escolas estaduais e municipais, que agregavam excelência acadêmica, com professores que ainda hoje são lembrados pela autoridade e dedicação que ensinavam, foram sucateadas.
Além dos prédios que foram reduzidos a frangalhos, com salas de aulas impróprias para o ensino, sem bibliotecas, livros e apoio do município, do Estado e do Governo Federal, os salários dos professores foram vergonhosamente achatados.
Hoje, ser professor é ser humilhado em nome de uma vocação. Por isso, o PDT insiste sempre na proposta de resgatar a Educação brasileira como parte essencial das novas oportunidades para nossos jovens.
Vamos insistir nesta tecla porque nossas grandes lideranças partidárias, como Brizola e Darcy Ribeiro, nos deixaram uma imensa herança social e política. Educação é cidadania, é inclusão social, é a geração de oportunidades. Por isso, apoiamos os professores brasileiros na sua luta pelo piso salarial da categoria. É uma vergonha que nossos mestres ainda tenham que gastar energia para travar uma luta por um piso salarial que além de legítimo se trata de um investimento do Estado, em todas as suas instâncias, na geração de oportunidades para seus jovens.
Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário