quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sabedoria eleitoral


Por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André

Existe uma grande sabedoria na legislação eleitoral que reserva os três últimos meses antes da eleição para a campanha em todo o seu potencial. Com pedido formal de votos, com comícios, reuniões, panfletagens, cartazes e carros de som.

Por que?
Porque nesta época, na verdade, vamos apenas amadurecer nossa escolha e confirmar nas urnas os candidatos e candidatas que já fazem parte de nossa vida social e comunitária de maneira permanente, de preferência desde os anos anteriores.
Pois a responsabilidade de se escolher um representante é enorme (ou deve ser) e a exposição de um desconhecido na reta final não o legitima como o político que nos representará em funções que decidirão sobre os investimentos em Educação, Saúde e Segurança Pública, por exemplo.
Apesar de a lei proibir a campanha antecipada nada impede que os verdadeiros líderes interajam com seus amigos e vizinhos, com seus sindicatos e associações, com sua comunidade e com sua cidade, nas mais variadas instâncias.
Como você sabe, a vivência democrática é tremendamente dinâmica e exige, a cada momento, a interferência de líderes que saibam organizar num só sentido as várias vontades individuais. E transformar nossos anseios em leis e atitudes que orientem as ações e decisões dos nossos gestores públicos.
Precisamos, portanto, da atuação dos líderes comunitários o tempo todo. E são nestas interações que os avaliamos e aprendemos a respeitar suas habilidades políticas, de profissionais que sabem ouvir e buscar o consenso, que sabem encaminhar e negociar divergências, sem perder o foco dos interesses mais amplos da comunidade, cidade, Estado ou País.
Se essas palavras fazem algum sentido para você, então muito provavelmente voltaremos a conhecê-lo como candidato, ou como apoiador de alguma liderança expressiva, logo após as convenções do seu partido, que devem ocorrer em junho do ano que vem. Mas teremos, desde já, a oportunidade de acompanhá-lo, mês a mês, nos eventos sociais de nosso interesse.
Vamos encontrá-lo não só na igreja mas no campo de futebol, na reunião da associação de moradores, nas assembleias sindicais, nas manifestações ecológicas ou ver sua assinatura num texto, como este, que conclame as demais lideranças a participar ativamente da vida comunitária.
É assim que se amadurece um candidato ou candidata. Com trabalho árduo de todos os dias. Gostando de gente e de seus problemas. Encaminhando reivindicações e pressionando as autoridades. Apostando, antes de mais nada, na solidariedade.
Quando chegar a reta final da campanha eleitoral, então a comunidade saberá, sem ter dúvida, premiar seus melhores líderes. E se você quer chegar lá e já está filiado a um partido político, é só questão de acelerar seu trabalho de liderança, sempre a serviço do povo, sempre acreditando na sabedoria coletiva que, muito provavelmente, já o distingue e o tem como o representante potencial para as próximas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário