terça-feira, 18 de outubro de 2011

Envolvimento da família

Por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André 

Realizamos no último sábado uma das primeiras reuniões com as famílias que são nossas amigas para discutir política. Isso mesmo: discutir política. Na reunião que teve muitos jovens, crianças e familiares, debatemos os problemas que nos afetam em Santo André e Mauá. Falamos da necessidade de ampliar nossa participação para muito além da família e da vizinhança.
E para nossa alegria, política não foi considerado um assunto proibido. Todos participaram e opinaram e fizeram discursos e encaminhamentos. Identificamos as principais preocupações com nossos postos de saúde e hospitais. Os problemas com nossas creches, onde faltam investimentos sérios das respectivas prefeituras.
E ouvimos, emocionados, a lembrança de que, infelizmente, ainda existem bairros e comunidades de Santo André e Mauá, abandonadas sem infra-estrutura, com esgoto a céu aberto, sem escolas e postos de saúde.
O resultado final foi a satisfação cívica de, entre amigos e familiares, nos sentirmos participando dos destinos da cidade.
Para as crianças e os jovens presentes foi uma lição de vivência cidadã. Puderam ver na prática nossa preocupação de enquadrar nas discussões familiares os destinos de nossa cidade.
Aos poucos vamos aprendendo e ensinando que a cidade em que vivemos é uma extensão natural das nossas casas e dos nossos bairros. E que, como moradores, trabalhadores, cidadãos e eleitores temos, sim, que debater nossos destinos e nos organizar para interferir nas políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário