terça-feira, 6 de setembro de 2011

Menos de um mês para as próximas eleições

Por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André
Se você estranhou o título acima é porque, muito provavelmente, não é candidato a vereador ou a prefeito nas próximas eleições. E se já começou a pensar nesta hipótese tem apenas o resto do mês de setembro para formalizar sua filiação ao PDT, ou ao partido de sua preferência ideológica, para se qualificar para disputar na convenção no ano que vem a condição de candidato a vereador ou a prefeito.
São os famosos rituais da burocracia partidária, necessários para definir quem quer mesmo trabalhar, de maneira responsável, a favor do Brasil e de suas comunidades.
Porque, por mais estranho que pareça aos que ainda não conhecem os bastidores dos partidos, é necessário muita determinação para se tornar um político que leve a sério as aspirações de sua comunidade.
No sistema democrático, no Brasil e no resto do mundo, é só através da vivencia partidária que se consegue se habilitar para ser escolhido, pelo voto direto e secreto, para ocupar qualquer cargo público.
A disputa é permanente dentro das máquinas partidárias e fora delas. Porque não basta cumprir os rituais de participar das reuniões, trocar ideias com os companheiros e companheiras.
Ser um ativista político, dentro dos partidos, é muito mais do que ser membro de um clube ou de uma igreja. Pois, independente das épocas eleitorais, o líder partidário vale pelas suas vinculações com as vontades de sua comunidade.
E, como você bem o sabe, cada vez mais nossas lideranças comunitárias impõem suas vontades e vigiam de perto todo aquele ou aquela que se apresenta como um político com aspirações a ter o voto da comunidade.  
Portanto, ao longo deste mês de setembro se você tem o sonho democrático de ajudar a melhorar sua cidade e se recusa a ficar em cima do muro, junte-se ao PDT, ou ao partido de sua preferencia. Porque participar dos rituais partidários é se transformar na alavanca que ajudará a interferir positivamente na administração municipal. Seja como prefeito ou como vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário