terça-feira, 12 de julho de 2011

Por que nos indigna câmera que filma funcionária na imobiliária?

Por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André
Uma das principais definições de Partido, no dicionário Michaelis é: Decisão, resolução: Tomar partido.”
Nós do Partido Democrático Trabalhista (PDT) levamos esta definição ao pé da letra. Diante de qualquer situação que fira a dignidade humana, que humilhe o cidadão ou o trabalhador, sempre tomamos partido e o nosso lado é o da civilização, a favor de uma relação humana plena.
Por isso, nos posicionamos contra o incidente ocorrido, recentemente, na Imobiliária Viana.
De acordo com os registros policiais e da imprensa, a funcionária foi avisada por uma colega que estava exposta por uma câmera instalada no exaustor do banheiro feminino. Um constrangimento imenso que merece todo o nosso repúdio.
Temos que apoiar, diretamente, a moça que se tornou vítima de um constrangimento atroz. E avançar muito além da solidariedade das palavras necessárias para alertar a opinião pública sobre empresas que agem de maneira tão vergonhosa que deve se traduzir no atendimento psicológico e na recolocação numa empresa decente.
Para tanto, as entidades de classe, as ONGs e as igrejas devem concretizar a solidariedade para que a gente contraponha o bem, a civilidade e a cidadania a um gesto tão selvagem.
E ao não aceitarmos as desculpas, pois não se justificam as alegações posteriores que se tratava de medidas preventivas para a segurança, devemos buscar na opinião pública um olhar diferenciado para empresas que ainda acham que podem bisbilhotar a intimidade de suas funcionarias impunemente.
Se a imobiliária é capaz de agir assim com suas funcionárias, imagina o que deve fazer com os seus funcionários? E se age assim com seus colaboradores, o que deve fazer com os contratos de locação e venda dos imóveis que negocia?
Porque ao tomar partido, o PDT adota a tolerância zero com empresas e empresários que se acham acima da dignidade humana.
Estamos solidários com a funcionária e com todo e qualquer cidadão que, por ventura, venha a sofrer abusos desta natureza. Da mesma maneira, nos posicionaremos contra as arbitrariedades policiais, contra a tortura nas delegacias de polícia, contra o preconceito de qualquer espécie, seja ele racial, de gênero ou religioso.
Ao tomar partido, o PDT ajuda o melhor lado de nossa comunidade a adotar práticas cidadãs e civilizadas. A criar ambientes de trabalho respeitosos. A incentivar empresas que respeitem não só seus funcionários mas igualmente seus clientes finais e a comunidade que está inserida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário