terça-feira, 19 de julho de 2011

29 anos depois, Centreville ainda aguarda a posse definitiva


Por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André,

No próximo 6 de agosto vamos realizar um evento para comemorar os 29 anos do Centreville que, formalmente, acontece no dia 16 de julho. Tive a honra de presidir a Associação dos Moradores de Centreville, onde morei por 23 anos, e agora sou o advogado da entidade.
Portanto, conheço de perto o drama que todos nós vivemos, as lutas cotidianas a favor das nossas famílias e os ganhos sociais e econômicos que transferimos com nosso suor e dedicação para a região.
Ocupamos  a área em 16 de julho de 1982, com 563 casas abandonadas de alto padrão. Eram construções abandonadas por ex-compradores que foram iludidos por uma imobiliária que fraudou um empréstimo junto à Nossa Caixa e embolsou a grana, sem dar continuidade ao projeto habitacional. Em agosto de 1986 foi decretado o nosso despejo.
Um drama imenso se abateu sobre nossas famílias e ao mesmo tempo todos nós buscamos forças uns nos outros e sensibilizamos o então governador Franco Montoro que tornou Centreville em “área de interesse social para fins de desapropriação, através do CDHU”.
Continuamos a construir nossas casas, a manter a mobilização até que em 15 de setembro de 1988, o então governador Quércia desapropriou a área. E em 1998, o governo do Estado ganhou o processo iniciado dez anos antes contra os proprietários da área. A CDHU se tornou definitivamente proprietária do terreno.
Desde então, as famílias moradoras de Centreville aguardam a posse definitiva de suas moradias. E chegamos aos 29 anos tendo contribuído para o desenvolvimento social e econômico de Centreville e de seus arredores. E, como contrapartida, ainda vivemos a insegurança de não ter o título de proprietários que já fizemos jus por merecer.
Vamos, no dia 6 de agosto, ampliar nossa mobilização. Enquanto não conseguirmos a posse definitiva a luta tem que continuar. Pois agora não se trata mais de patrimônio nosso mas dos nossos filhos e netos.
Investimos uma geração na conquista de um lugar que é nosso. Falta, apenas, a decisão política dos atuais governantes para confirmar através da posse definitiva o que conquistamos com muita luta, participação social e muita fé nos processos democráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário