quarta-feira, 18 de maio de 2011

O partido político como alavancagem social

Por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André
Arquimedes, um matemático, físico e inventor grego, foi um sábio que ficou famoso por ter descoberto o enorme potencial de uma alavanca. É dele a frase: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".
As alavancas continuam por aí, firmes e embutidas nas máquinas. Seja nas correias do seu carro, nas máquinas, nas prensas ou nos guindastes. Os princípios descobertos por Arquimedes há mais de 2.800 anos, ainda continuam presentes e facilitando nossas vidas.
Por isso, é hora de a gente pensar nas alavancas que criamos para acelerar os avanços em nossas vidas. Como indivíduos ou socialmente.
A primeira tentativa que realizamos para melhorar nossa condição social e econômica é através do trabalho pesado e continuado.
Aqui em Santo André, por exemplo, provamos nosso valor, ao longo das gerações, ao participar diretamente da geração das riquezas, enquanto trabalhadores nas mais diversas profissões que confirmam nosso vigor e presença na economia regional.
Aprendemos também a importância de melhorar nossas vidas através do conhecimento acumulado. Por isso, hoje em dia, todos nós valorizamos a formação universitária. Seja para nós ou para nossos filhos e filhas. Usamos a alavancagem do trabalho pesado ou dos estudos para acelerar os ganhos sociais e econômicos.
Basta, então, refletir um pouco para a gente descobrir que com o trabalho pesado a gente melhora de vida, mas demora bastante. Com os estudos, a gente amplia nossas chances. Mas tanto com trabalho ou estudo, os ganhos demoram muito para se transformar num ganho social, que beneficie toda uma geração, a curto e médio prazos.
Mas se quisermos mesmo acelerar a melhoria na vida da maioria do grupo social ao qual pertencemos, temos que, coletivamente, alavancar nossa vontade através da participação na gestão do Estado brasileiro.
Ou seja, exigir investimentos em Saúde, com a consciência que é muito mais do que a inauguração de Hospitais, pois a boa Saúde depende, também, de médicos, enfermeiras e pessoal qualificado, motivado e bem pago.
O mesmo raciocínio vale para Educação, que precisa ser sustentada por professores motivados e bem pagos, com o envolvimento dos pais e mestres e da dedicação disciplinada dos alunos.
A Segurança Pública é complementada, também, por policiais sensibilizados pela cidadania, pelo respeito aos contribuintes, pela preocupação de fazer cumprir a lei e que nos ajudem, socialmente, a combater a corrupção.
Portanto, se quisermos mesmo alavancar socialmente nossas conquistas devemos buscar nos organizar de tal maneira em que todos nós sejamos ao mesmo tempo o enorme braço e o ponto de apoio.
O nome desta alavanca moderna se chama partido político. É através do partido político que interferimos nas instâncias governativas, através da atuação de nossos representantes nos Poderes Executivos e Legislativos.
Conclusão: toda vez que participamos de um partido político temos a oportunidade única de acelerar ganhos sociais a favor da nossa classe social, ao fazer com que o Estado brasileiro direcione investimentos a nosso favor.
Por isso, se você quer acelerar os ganhos sociais de seu grupo social e alavancar melhorias na Saúde, na Educação e na Segurança Pública, com reflexos diretos na sua qualidade de vida, filie-se a um partido político afinado com seus sonhos.
Gostaríamos que avaliasse a hipótese de transformar o PDT de Santo André na sua alavanca e no seu ponto de apoio para nos ajudar acelerar as mudanças sociais a favor de sua família e de sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário