segunda-feira, 23 de maio de 2011

As escolhas sociais que nos unem

Por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André

Você e eu fazemos escolhas todas as horas. Desde a pessoa que decidimos amar por toda uma vida, ao emprego, aonde morar e com quais amigos conviver. Feitas estas escolhas, com o tempo passamos a escolher juntos com nossos amores, companheiros de emprego, vizinhos e nossa comunidade a vida que queremos ter em casa, nos locais de trabalho e na sociedade. Veja, a seguir, algumas escolhas que nos juntam:
1. Crianças e jovens -- Escolhemos apoiar as crianças e os jovens, desde o leito materno até a universidade. Queremos que todos, independente da raça, região do país, origem social tenham acesso a oportunidades iguais. Juntos em torno das crianças e dos jovens, fazemos escolhas sociais a favor do cuidado médico desde o pré-natal, nos preocupamos com a qualidade das escolas e buscamos, sempre, um futuro digno para nossos meninos e meninas pois eles e elas são, de verdade, o futuro do Brasil.
2. Trabalho honesto e bem remunerado -- Nos preocupamos com a sorte dos grandes contingentes de trabalhadores. Os trabalhadores são agentes geradores de riquezas e sabemos que se a situação deles vai bem, todos nós poderemos escolher ampliar o consumo, melhorar nossa infra-estrutura e construir o Brasil dos nossos sonhos. Por isso, escolhemos sempre ter uma classe trabalhadora vigorosa e pujante, sem gente trabalhando com fome e sem desconforto nas suas casas ou na condução. Com muita gente melhorando de vida todos os meses. Através do trabalho árduo, honesto e bem remunerado.
3. Mulher, mãe, trabalhadora -- Escolhemos sempre estar ao lado da mulher, da mãe, da trabalhadora. É de nosso interesse social, desde os tempos tribais, defender e respeitar quem nos garante a reprodução da vida. E, juntos, escolhemos incentivar o apoio e respeito social à mulher, nos educar para ajudá-las na jornada de trabalho doméstico e punir os que as tratam com desrespeito e violência.
4. Sem racismo -- Escolhemos, também, defender sempre a igualdade de oportunidade para todos e, em especial, para as populações negras que foram, infelizmente, escravizadas, humilhadas e depois abandonadas dentro de um mercado de trabalho e num ambiente de sobrevivência tremendamente competitivo. Homens e mulheres que nos trouxeram a cultura africana, a alegria de viver e de transformar o brasileiro num povo que não desiste nunca. E, juntos, escolhemos sempre combater o preconceito racial na busca permanente de gerar oportunidades para cada afro-descendente do nosso País.
5. Índio é liberdade -- Escolhemos proteger as populações indígenas porque assim preservamos o sentimento inato de liberdade e de convivência com a natureza que deram origem ao Brasil. Só agora, com a devastação da natureza e com as ameaças à sobrevivência da humanidade, percebemos a sabedoria do povo indígena. Por isso, escolhemos proteger suas culturas, combater toda e qualquer tentativa de extermínio destas populações e lhes garantir a preservação dos habitats naturais.
6. A natureza que nos protege -- Sim, escolhemos nos educar e agir pela proteção do que ainda resta da natureza brasileira. Já nos percebemos como responsáveis diretos, pelas escolhas erradas que ainda fazemos, pelo desmatamento e pela poluição urbana. Pela contaminação dos rios e pelas doenças que nos ameaçam. E, portanto, escolhemos defender a Amazônia, nossas florestas e rios.
7. O Brasil é nosso -- Escolhemos sempre estar ao lado de quem ama nossa Pátria. E juntos escolhemos resgatar para o Brasil e para os brasileiros a dignidade no trato com as coisas públicas e nos mobilizar para recuperar para o povo brasileiro todas as concessões feitas a grupos e a interesses estrangeiros que tenham sido ou que ainda sejam lesivos aos interesses de nossa Pátria amada, à nossa soberania e que ainda prejudiquem nossa economia.
Os pontos acima fazem parte do programa do PDT. E se você os ler com a alma novamente talvez se descubra um pedetista e um patriota. E quem sabe se decida se juntar a nós para interferir diretamente nas Câmaras Municipais, nas Prefeituras, no Governo do Estado e do Brasil a favor das escolhas sociais que nos unem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário